terça-feira, 15 de setembro de 2009

FRUSTRAÇÕES

As vezes eu me pergunto - Por que diabos fizeram isso? - esse pensamento volta e meia volta a perambular por minha mente pensante, principalmente com o grande circuito comercial de grandes produções teatrais e filmes do cansativo circuito comercial de nossas salas de cinema.

Primeiro, uma peça que vi aqui em São Paulo a mais ou menos um vez e sentia que precisa avisar vocês meus leitores sobre as impressões que obtive sobre a mesma.

Vamos lá, a peça alma boa de Setsuan é uma grande produção estrelada por Denise Fraga e dirigida por Marco Antônio Braz; a história se passa numa cidade chinesa ( Setsuan), na qual um homem que representa em carne e osso a santíssima trindade, procura uma alma boa no meio de tantas almas corrompidas, lá encontra Chen tê ( Denise Fraga) única alma viva que oferece à santísima trindade um teto para dormir e por este motivo recebe uma quantia em ouro que lhe permite abrir o próprio negócio, uma tabacaria. Porém devido à bondade de Chen tê, ela acaba por criar uma segunda personalidade para lidar com certos assuntos, eis que surge seu primo Chui Ta, que é totalmente o oposta desta, levando aos conflitos que se desenvolveram ao longo da trama.

Uma história muito boa, porém devida à preocupação com o distanciamento proposto por Brecht ela se tornou muito lenta, muito ralentada, como diria um antigo diretor meu, fazendo com que o tempo da comicidade se perdesse e o da dramaticidade se estende-se demasiadamente, prolongando por um tempo maior do que necessário e a deixando chata em certos pontos.
Segundo; um filme cujo eu tinha as mais altas expectativas de ser um ótimo filme de terror, acabou por me decepcionar completamente.

O filme conta respeito de uma maldição que em 3 dias arrasta a pessoa amaldiçoada para o inferno e a luta de uma certa mulher para quebrar a maldição que lhe foi posta.

Até a sua metade o filme se desenrola de um jeito muito bacana, criando um clima bem sinistro e assustador, que nos deixa com os olhos vivos a todo momento, porém da metade pro fim ocorrem algumas coisas que não deveria existir em um filme de terror, ah não ser que a intenção fosse deixa- lo cômico; como por exemplo, no momento em que o espírito é passado para um bode e este começa a falar; posso falar que quase me desmanchei de tanto rir, entre outras cenas hilárias que ocorrem durante o filme. Realmente não recomendo este filme, gastem o dinheiro do ingresso na locação de uma bicicleta no Ibirapuera, com certeza será mais proveitoso.

Por fim, mas não menos importante, talvez um dos filmes mais esperados do cinema nacional, os normais.

Nesses momentos é que cabe aquela pergunta: para que continua?

Primeiro uma série de muito sucesso, na qual mostrava uma casal, Rui e Vani, vivendo as situações mais inusitadas e resolvendo-as de maneira mais inusitada ainda, porém acabou no seu auge e deixou o público querendo mais, até eu queria mais, kkk. Então quase um ano depois fizeram o filme, no qual Rui e Vani e se conheciam, que eu a princípio fiquei meio receoso por que continuação é uma coisa que não costuma dar certo, mas para a minha surpresa foi um filme muito bom, mas muito bom mesmo, com um tempo ótimo nas piadas que se dam até o final de maneira genial; só que o público que meio já tinha se conformado com o fim de os normais foi reavivado com o filme e obviamente ficou novamente querendo mais.

Então nesse ano 2009, mais precisamente no segundo semestre de 2009, me surpreendem com o lançamento de os normais dois - a noite mais loucas de todas - e eu pensei: Para que fazer isso?

Não que eu seja pessimista nem nada, mas várias sequências ao longo da história já nos mostraram que os filmes sequenciais não costumam dar certo, então a não ser que seja muito bom não faça uma sequência só pra aproveitar o título de sucesso do anterior, é melhor fazer um outro filme; afinal de contas não devemos ser tão gananciosos nem ter os olhos maior que a barriga.

O resultado não foi diferente, um filme que deveria contar as aventuras do casal protagonista para reacender a chama do sexo em uma única noite; acabou por se mostrar um filme de piadas forçadas que se estendeu até o seu final sem ter um por que para ter durado tanto, é como se tivessem pego uma idéia engraçadinha e a tivessem esticado e exagerado até formar um filme.

Cada vez que eu lembro deste filme encontro mais um defeito; talvez um dos filmes nacionais mais sem graça que eu já vi, coisa muito difícil no atual curcuito nacional de filmes.
Portanto nãopercam seu tempo vendo os normais 2, tirem uma boa soneca ou contem quantos carros amarelos passam na rua, com certeza será mais proveitoso.

Para ninguém dizer que eu só reclamo, aqui vai uma dica de um filme que já saiu de cartaz, mas provavelmente já deve estar disponível nas locadora, quem quer ser milionário, um verdadeiro ganhador do Oscar, realmente um filme de tirar o fôlego. A história se passa em Mumbai e conta a trajetória biográfica de um garoto que passou toda sua vida em busca de seu verdadeiro amor, mas se encontra retido numa sala de interrogatório pelo fato de ele, um garoto de favela, acertar a todas as perguntas de um programa, quem quer ser milionário?, que ninguém nunca ganhou; sem sombra de dúvida uma obra de arte.

Bom, agora posso terminar sem ficar com fama de revoltado; kkkkkk.

Daniel Prata
16/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário