domingo, 13 de setembro de 2009

Os Infortúnios da Virtude

Acabei de ler um livro do Marquês de Sade: Os infortúnios da Virtude; bom, a história basicamente é sobre duas irmãs, Juliette e Justine, que perdem seus pais muito novas e apartir dai cada irmã toma um rumo na vida pois são jogadas na rua por seu tio com o mínimo para sobreviver; a primeira passa a praticar todos os tipos de vício e progride na vida, enquanto a segunda passa a praticar a mais pura virtude e por este motivo é injustamente punida durante toda a sua vida.

Justine sempre se depara com situações em que é possível optar entre o vício e a virtude, porém a protagonista da história sempre ópta pela primeira escolha e sofre sua duras consequências da primeira à última página do livro.

O que mais me impressionou neste livro foi como o autor consegue mostrar de maneira bem incisiva e crítica, uma humanidade que nos recusamos a olhar.

Nos faz querer desacreditar no próprio homem, na humanidade, pois vivemos num mundo de vícios, mas queremos a todo custo que todos sejam virtuosos. E principalmente como podemos ser dissimulados; provando mais uma vez que nunca devemos confiar nas aparências e que nem sempre a primeira impressão é a que deve ficar.

Esse final de semana devo assistir a peça sobre a terceira sequência dessa história, que são muito parecidas só que cada vez mais intensas; depois lhes conto quais foram minhas impressões sobre a mesma.

DANIEL PRATA
11/09/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário