quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PENSANDO UM POUCO

Se tem uma coisa que adoro no mundo das artes é quando uma ela me faz refletir sobre o contexto político que vivemos ou já que já foi vivido; isto ocorreu com os dois filmes e a peça que assisti esta semana, O Poeta, Batismo de Sangue e O Papa e a Bruxa.

O primeiro conta uma história de amor vivida entre um judia, filha de um rabino, e um soldado alemão, que discorda de algumas atitudes do império nazista, em plena segunda guerra mundial, e todos os apuros, obstáculos e atrocidades que ambos passam para conseguirem ficar juntos; um excelente filme que nos remete diretamente ao clássico de shakespeare, Romeu e Julieta, mas nem por isso perde o próprio brilho e beleza.

O segundo, trata-se de mais uma pérola do cinema nacional; o filme Batismo de sangue conta a história do movimento de resistência liderado pelos frades dominicanos no Brasil na época da ditadura de 1964. Nesta trama destacam-se 4 frades, que são os inseparáveis Betto, Ivo, Oswald e Tito, sendo que este último possui um destaque maior na trama.

Através de uma pequena amostra das torturas que eram realizadas com os presos políticos, nossa atenção é voltada para a esperança de uma país melhor, amor a ao próprio povo e os relatos de frei Tito, no período que esteve preso, que assim como muito os outros foi de extrema valia para que os olhos do mundo se voltassem para está época negra de nossa história.

Um excelente filme que com certeza terá um lugar cativo em minha estante e deveria ser assistido por todo brasileiro que se interesse por sua história, pois só analisando-a poderemos mudar-la.

A última mas não menos importante, O Papa e a Bruxa, trata-se de uma comédia pastelão na qual um padre é hipnotizado por uma curandeira e dessa forma meio que tem sua mente aberta; e após passar por algumas situações nada usuais, o papa decide liberar ah humanidade de vários dogmas católicos, desde da utilização da camisinha até o livre comércio das drogas proibidas por lei; tal ato provoca a ira de várias autoridades mundiais dentro e fora da igreja, inclusive de traficantes, fazendo com que todos queiram a cabeça do papa.

A peça trata de diversos temas polêmicos durante o seu desenrolar, mas talvez o maior deles seja nada mais do que a dominação que as religiões possuem sobre a massa; e como está dominação pode afetar o futuro de diversas nações tanto para o bem como para o mal.

Sem dúvida uma peça que merece nossa atenção; com relação à qualidade da comédia, diria que é bem engraçada principalmente do segundo ato para frente, pois o rítimo é mais frenético, muito disso se deve à interpretação do ator que faz o papa, este ator praticamente dita o rítimo que cada cena tem, assistam pois vale a pena.

Não sei ao certo se é bom ou ruim, mas infelizmente vivemos em um mundo desequilibrado que necessita de equilíbrio e que seus fatos giram em torno de um círculo vicioso que "sabe-se lá" terá fim um dia. Para explicar melhor podemos analisar algo muito simples como o dia e a noite, um não vive sem o outro, porém cada um possui seu período de domínio sobre a terra que varia de acordo com a época, o lugar e algumas outras condições, mas quando um da vez ao outro seja durante o amanhecer ou durante o anoitecer, vemos mesmo que por alguns minutos um certo equilíbrio entre os dois.

Assim ocorre com a humanidade que possui sua sombra, maldade, ganância, corrupção, ou seja tudo que há de pior no homem; mas que também possui sua luz, sua bondade, sua misericórdia e todas as virtudes que possuímos. Porém tanto a luz com as sombras possuem seu período de domínio sobre nós que variam de acordo com a época, o lugar e algumas outras condições e da mesma forma que o dia e a noite também possuem seu momento, mesmo que inexpressivo, de equilíbrio pleno.

Isto ocorre no todo, a humanidade, mas principalmente na unidade, o indivíduo, então talvez seja o momento de paramos, refletirmos e decidir qual lado queremos que nos domine o maior tempo possível antes que a inevitável mudança ocorra. E que um dia a esperança se torne realidade para que um duradouro equilíbrio seja possível de visualizar fora dos sonhos, assim como um eterno por do sol é possível de se visualizar em um quadro.

DANIEL PRATA
23/09/2009

Um comentário:

  1. oi Daniel tudo bom?? sou Deyse sua irmã lembra??
    vc tem orkut? me add no msn ou no orkut tá deyse.daiana@hotmail.com
    bjãoo

    ResponderExcluir