sábado, 19 de setembro de 2009

INCRÍVEL

Magnífico, esplendido, exuberante, incrível, mágico, são pouco os adjetivos para descrever a adaptação da peça Tempos de Paz ao cinema.
A história se passa no ano de 1945, durante o pós segunda guerra mundial, no qual navios cargueiros traziam diariamente imigrantes europeus fugidos da guerra em busca de uma vida nova.
Dan Sttullbach vive, de maneira grandiosa, a personagem de um ex-ator polonês que depois de tudo que vivenciou durante a guerra não vê porque continuar a fazer teatro em mundo que deixou de sonhar. Quando este chega ao porto no Rio de janeiro, é barrado, devido a uma confusão, pela personagem de Tony Ramos, um interrogador da polícia, ex-torturador do regime Getúlio Vargas, que estabelece uma condição para que o polonês posso entrar no Brasil; é preciso que este através das próprias lembranças, comova o interrogador fazendo-o chorar.

Através de uma história simples, o filme consegue transmitir toda a dor e sofrimento de quem sobreviveu aos horrores da segunda guerra mundial, como também a obediência e submissão dos homens da ditadura que concretizavam qualquer tipo de ordem que lhe era dita, causando aos condenados verdadeiros horrores.

Além disso, ainda mostra a magia do teatro e como ele é poderoso e capaz de mover barreiras, tocar sentimentos, mexer com o público, mudar opiniões, elevar e aliviar espíritos, transmititr menssagens e sentimentos sem o uso de armas, mas apenas da arte e todo o seu potencial invisível e devastador.

Um grande filme, para o qual devemos tirar o chapéu e ovacionar, pois poucos conseguem fazer o que foi feito por Daniel Filho neste filme, adaptar uma peça ao cinema sem que ela perca o encanto e a magia do teatro; além do que, o diretor atua no filme como um dos personagens do começo ao fim, fato este que com certeza deve ter surpreendido a muitos, pois a atuação de Daniel Filho se mostrou muito interessante, inclusive menor do que alguns outros atores da trama.

Dan e Tony estão maravilhosos no filme que fia difícil fazer qualquer crítica para ambos, pois os dois conseguem fazer com que um filme com basicamente duas personagens se estenda por uma hora e meia e não se torne cansativo.

Fico sem palavras, apenas posso falar que fiquei maravilhada com tamanha qualidade.

20/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário